Genesis com Peter Gabriel no youtube = Invisible Touch, com Phill Collins# 10-10-7
http://br.youtube.com/watch?v=RdD6L4cKKU8
Selling England by the Pound – Peter Gabriel HHH
Invisible touch etc...
Genesis - The Musical Box (live '73)
The Knife (uma das mais antigas: uma verdeira viagem…)
Invisible Touch (que se tornou, merecidamente um grande sucesso)
E muitas outras maravilhas da criativa musica dos ano 70/80.
É muito bom ver e ouvir Genesis - Dancing with the Moonlit Knight
no http://br.youtube.com/watch?v=RdD6L4cKKU8
(valeu Antonio, voce sabe das coisas...obrigado, brother)
A performance do Peter Gabriel, sua voz fantástica e sua flauta dialogando suavemente com o synth de Tony Bank, em melodias quase renascentistas.... Disco que eu Beto e Flavio curtimos tanto e aprendemos os vocais, e tocávamos direto: nos influenciou muito. Alem disso tem The Musical Box (live '73), com suas fantasticas violas do Steve Hacket e Mike Rutherford...
Desse LP Nursery crime (bem, na época era LP mesmo!) que ouvi pela primeira vez Genesis, For absent friends, uma canção bem ao estilo da musica elizabetana – como e’ chamada esta época de ouro das artes na Inglaterra, como foi a Renascença no resto da Europa. Gostei tanto da musica que comprei o LP e apliquei Flavio (Venturini) e Beto (Guedes) e a partir daí, ouvíamos e aprendíamos tudo que chegava do Genesis. O Beto então, sabia tudo da batera fantástica do Phill Collins, baixos etc. Eu e Flavio tirávamos todas aquelas harmonias genias, nos teclados e violas...
Firth of Fifth e’ um dos classicos da banda, com um teclado de arrepiar, melodia linda, e uma guitarra pesada, junto com um baixo maravilhosamente bem delineado.
Outra musica que toquei (e ainda toco, tem um piano fantástico, que inicia a musica, e que não está nesta gravação do youtube, so no LP/CD).
Mas tem esta parte no meio da musica, piano seguido de um solo fulminante de synt com a batera e baixo quebrando pra todo lado (vejam Phill Collins na batera, que espetáculo... fora que logo depois ainda vai pra frente cantar como nunca...).
De arrepiar!Um clima bem sinfônico, que lembra ate cercos clímax das Sinfonias de Beethoven, Mestre incomparável! E que condução harmônica cheia de modulações inesperadas e modernas , realçadas pelo órgão, mellotron , fazendo base para um grande solo de guitarra. Musica pop/progressivo, em um de seus melhores momentos de todos os tempos! O final do piano, com seus arpejos se despedindo da musica, deixa uma saudade enorme desta época onde a boa musica era tão valorizada e ouvida.
In the Cage, depois de uma melodia cantada com um bumbo bem marcado, entra com um desenho genial de teclado, onde Tony Banks mostra toda sua técnica e criatividade tanto no riff estoante de órgão como no criativo e sinuoso solo de synth.
Tem ai no youtube varias versões desta musica: vejo e ouço todas, com ou sem Peter Gabriel (com gravações não tão boas tecnicamente mas com um pique fantástico), e outra(s) mais atual(is), com Phill Collins, gravacao mais recente e tecnicamente melhor).
Assisti o Genesis aqui no Maracanãzinho, num ótimo show, mas já sem o Peter Gabriel, que já tinha saído pra carreira solo. Philll Collins canta muito e segurou a barra do lead singer muito bem, mas eles todos juntos, era um um quinteto inesquecível. Mas, seja em que época for, uma banda fantastica, que, como disse , nos influenciou muito.
Pra quem não conhece muito a banda comece ouvindo Invisible touch, que se foi muito tocada, se tornou um grande hit, merecidamente.
Vale a pena conferir, pra quem gosta de boa musica , misturando rocknroll com influencias eruitas da pesada, e performance muito avançada para a época. Vao la neste adress acima, que tem muito mais coisas la pra se ver/ouvir. Uma aula de Musica.
Mais uma vez, valeu mesmo Antonio obrigado – falo por todos, a Musica também agradece.
Abs
Vermelho
3 comentários:
"Firth of Fifth" é um épico daqueles de arrepiar! Tenho tudo do Genesis aqui. "Tree Pass" é harmonioso demais, uma delicia. Porém, "Selling England by the Pound" é uma espécie de "Espelho das Águas" de vcs, rs. O vídeo que te enviei, "Dancing with the Moonlit Knight" é uma das coisas mais sagradas do rock. Sucesso sempre, mano...nesse Trem de Doido que o cenário musical brasileiro.
Ve-se que o amigo viveu esta época com paixão. beleza isso!
Celso Lins
Genesis, Yes, 14Bis, Guilherme Arantes, Supertramp, R.Wakeman e Vangelis são minhas principais influências musicais. E essa música "Firth of Fifth" é realmente um clássico da música. È legal saber do gosto musical do Vermelho. gostaria muito de saber outras coisas sobre ele e o 14bis, principalmente sobre os sintetizadores que ele usa e já usou no passado.
Abs!
André Mello
fotoblog:
http://www.tempusfugit.nafoto.net/
Postar um comentário