Translate

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

“Críticos através da História da Música” # 18-1-7


Pouquíssimos críticos conhecem realmente sobre o que escrevem. Sobre música, então, em geral, é catastrófico! Quem conhece a História da Música sabe as barbaridades que escreveram sobre Bach, Beethoven, Mozart, Monteverdi, Wagner e outros Gênios. O Maestro Leonardo Bernstein foi uma das exceções: escreveu muito bem sobre os Beatles. O mesmo fez aqui o Maestro Carlos Alberto P. Fonseca (com quem estudei) que, na época do tropicalismo, chamou atenção para a beleza, riqueza e originalidade da música dos Mutantes. Sobre nós mineiros, poucos criticos entenderam esta mistura de música barroca, com influências de modinhas, guarânias, bandas de música, Beatles e musica pop, etc e a base de uma música tão rica quanto a mineira. Daí surgiu o Clube da Esquina, com todas as suas vertentes (já que o Milton Nascimento tanto ensinou quanto aprendeu com todos, e sempre incentivou o estilo próprio de cada um: ele apenas organizava, como fazia seu ídolo Miles Davis).Daí surgiram Lô Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, Tavinho Moura, 14 Bis (fundado por Flávio Venturini e Vermelho), Nelson Ângelo, Wagner Tiso etc. Sem falar no Som Imaginário – com a fantástica percussão de Nana Vasconcelos, grande banda que tocava com Milton antes do disco Clube da Esquina.E a relação desse povo todo (nem todos eram mineiros!) com os outros músicos do Brasil (e até do mundo ) sempre foi a de somar, de aprender, de se admirar, de gravar músicas uns dos outros . Vale pra Caetano, Gil, Elis, Chico, Sting, Wayne Shorter, Pat Matheney, Paul Simon, etc. Vão querer que esses críticos aí - que além de quase nada entenderem de música, ainda mostram enorme dose de frustração e esnobismo, bairrismos e outros ismos doentios - escrevam algo que vale a pena ser lido? Seguem abaixo algumas pérolas escritas por quem se julga dono da verdade. Felizmente, o tempo faz com que as boas músicas permaneçam e as críticas desapareçam como cinzas."Ganham milhões cantando mal"- título de uma matéria sobre The Beatles, em 1964 - li essa matéria, se não me engano na revista Visão. Pena que não guardei!... Mas a foto que ilustrava a materia e' exatamente essa foto aí de cima, e que me chamou a atenção. O texto, se guardado, seria uma das maiores provas de burrice, sensibilidade e incompetência, pois os Beatles, logo em seguid, arrasaram nos Estados Unidos e conquistaram o mundo. Elogiados tanto pelas suas composicoes geniais como pelas suas ótimas interpretaçoes vocais.Outro crítico, Silvio Lancellotti, escreveu – se não me engano, na Isto É - quando saiu “A Pagina do Relâmpago Elétrico” do Beto Guedes: disse que era uma jogada da gravadora para pegar carona no sucesso dos Secos e Molhados! (Isto porque ele não teve a mínima sensibilidade de perceber que o fato de Beto Guedes e Ney Matogrosso cantarem com voz aguda, não quer dizer que tenham timbre parecido). Ou alguém de vocês confunde a voz do Beto com a do Ney?!São dois grandes cantores, que têm estilo e cantam bem, cada um a seu modo.Do Beto, do Lô Borges, do 14 Bis, e de tantos outros, já falaram tanta besteira, que encheriam livros, - ou lixos de HDs de Giga de memória... Mas vamos preservar para coisas boas nossa memória - tanto a que temos dentro de nós, quanto a de nossos HDs, CDs e DVDs, e até dos velhos LPs. Vamos guardar a boa música que estes e tantos outros artistas maravilhosos fizeram e ainda vão fazer. Claro que gostaríamos que mai se nosso trabalho fosse também devidamente reconhecido pela grande mídia,- que tem tanto poder - e que influencia tanta gente... Vivemos de música e dependemos de vendas de discos, DVDs, de shows, direitos autorais etc. Mas o prazer e a paz interior que a música nos traz, além do reconhecimento do público que ama nossa música, já compensa - e nos estimula a seguirmos em frente.

(Texto escrito por Vermelho - publicado no Jornal da Cidade – Ubá - MG)

10 comentários:

bg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lívia Bastos disse...

Meu querido Vermelho!
Adoro os textos que você escreve. Esse então eu amei!!
Que tal escrever um texto lá no blog do Beto?
Beijos
Lívia Bastos

Unknown disse...

Ola Vermelho. texto excelente e parabéns pelo trabalho. Conheci e Elisangela sua prima de Capela NOva. O marido dela trabalha com minha esposa no Banco do Brasil e falei com ela o quanto admiro vc´s e apesar disso nunca ter idoa ao show. Segundo ela quando estviemrem por aqui iremos sim e com muita satisfação. Sds

Unknown disse...

Críticos de música, em sua maioria, são criaturas frustradascomalgo que não aconteceu musicalmente falando em suas vidas,preferem chutar obom sensop'ra bem longe e virar a jangada,incluisive, com ele,o crítico, junto. Eu sou articulista, gosto de sentar a porrada no âmbito politico,nesta sociedade insãna que só semeia desgraças e em Politica Internacional tenho "orgasmos múltiplos", qdo resolvo abordar (e me esbaladar). Só que nas minhas colunas de arte, apenas escrevo sobre o que me agrada ou curto muito.Escrevo sobre o que gosto.Qdo os artistas da musica que gosto, que admiroe aprecio, resolvem produzir "salsichas", em outras palavras, MERDA...prefiro me calar. Deve ser por que sou musico, toco muito bem o que me proponho a tocar e não sou frustrado.

Belo artigo...adoro vc amigo.

carinhosamente

Antonio Siqueira

Unknown disse...

Críticos de música, em sua maioria, são criaturas frustradas com algo que não aconteceu, musicalmente falando, em suas vidas. Preferem chutar o bom senso p'ra bem longe e virar a "jangada",incluisive, com ele, o crítico, junto. Eu sou articulista, gosto de sentar a porrada no âmbito politico, nesta sociedade insãna que só semeia desgraças e em Politica Internacional tenho "orgasmos múltiplos", qdo resolvo o tema abordar (e me esbaladar). Só que nas minhas colunas de arte, apenas escrevo sobre o que me agrada ou curto muito. Escrevo sobre o que gosto. Qdo os artistas da musica que gosto, que admiro e aprecio, resolvem produzir "salsichas" (em outras palavras, MERDA!, prefiro me calar. Deve ser por que sou musico, toco muito bem o que me proponho a tocar e não sou frustrado.

Belo artigo...adoro vc amigo.

carinhosamente

Antonio Siqueira, AGORA MAIS SÓBRIO...

Mírian B. Rosa disse...

Ótimo Texto, Vermelho. Tem crítico que é assim mesmo... Tem inveja do que o músico fez...

Unknown disse...

Prezado Vermelho: concordo com o seu comentário sobre os "críticos de música"...
O Sílvio Lancelotti, que você cita no seu texto, é um grande chato. Ele escrevia em revistas nos anos 70 e 80 e falava sobre culinária, música, esportes e mais um monte de coisa.Em resumo:não entendia nada de coisa alguma;é desses tipos de intelectuais politicamente corretos.
Seu eu fosse comprar os meus discos baseado nas opiniões do críticos, eu não teria a discoteca que eu tenho e da qual me orgulho, pois quase tudo o que eu gosto eles malham.Eu nem durmo por causa disso!!!
Abraços e longa vida para você e para sua singular música.
Cláudio Moura, Rio de Janeiro/RJ.

Beto Teixeira disse...

Me lembro de uma crítica que li em uma conceituada revista sobre música quando do lançamento do 1º album do 14 Bis. O cara (não me lembro quem....) falava sobre o disco, só que viajava na batatinha o tempo todo, falando que "Ponta de Esperança" era um "iê-iê-iê meio Genesis" e que o disco tinha uma coisa "meio de raiz iorubá" e tal. Mas o que me chocou mesmo, foi o cara em determinado momento elogiar o trabalho de guitarra do Cláudio apesar de "não entender a obsessão dos guitarristas brasileiros pela pedaleira de distorção. Putz...será que o cara sabia o que é distorção??
Valeu...
Roberto

Unknown disse...

Vermelho, só quero dar uma sugestão: que tal vcs do 14 fazerem uma versão moderna de ESPELHO DAS AGUAS? versão 2008 heim?
abraço.

João Pedro disse...

Vermelho, gosto demais de ler seus textos, são ótimos!!!!!Super legal mesmo!!!!!!Acho vc uma pessoa super culta e inteligente!!!!! Vc merece mto sucesso!!!!! Amo 14 bis!!!!