Translate

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tavito e Zé Rodrix – vale a pena ver = show de dois grandes musicos # 25-2-8


Tavito ficou conhecido no final da década ’70 com o sucesso da canção
“Rua Ramalhete” (... sem querer fui me lembrar de uma rua e seus ramalhetes....) e Zé Rodrix com “Casa no Campo”- gravada por Elis Regina (...eu quero uma casa no campo...). Mas, na verdade, têm um currículo artistico-musical muito maior que este lado de exímios compositores que são. Fizeram parte do Som Imaginário, excelente banda que ficou mais conhecida gravando com Milton Nascimento o disco “Milton” – anterior ao Clube da Esquina, mas já com toda aquela fusão de musica mineira, brasileira, com jazz, rock, maracatu e musica de vanguarda. Acompanharam-no nos shows de divulgação do disco, apresentando-se por todo o país – segurando a barra da musica brasileira (Gil, Caetano, Chico e outros, estavam fora do Brasil, banidos pela ditadura militar). Assisti um desses shows, aqui em Belo Horizonte, nesta época: eu e Flavio (Venturini) ficamos fascinados com a beleza e o pique do show, a variedade do estilo da banda, e o repertorio fantástico que tocavam, com Milton no vocal. Posteriormente, a banda lançou 2 discos ótimos, mas que não contaram com uma boa divulgação, por isso não tiveram o devido reconhecimento. Mas ouso dizer que tiveram (para nós e muitas outras bandas que surgiram depois) a mesma importância - num estilo diferente, mas na mesma qualidade - que os Mutantes para o Tropicalismo.
Zé Rodrix participou ainda do trio Sa, Rodrix & Guarabira, com várias musicas de sucesso, num estilo que ficou conhecido como rock rural. É um excelente tecladista, toca ocarina, canta, e e’ excelente arranjador e maestro, alem de ter uma cultura musical admirável. Tavito, alem de ter participado dos discos do Clube da Esquina, compôs muitos jingles (musicais para comerciais) e lançou vários discos-solo. E continuam fazendo seus shows (como podem ver abaixo), unindo seu inegável talento musical de instrumentistas, cantores e compositores, com suas divertidas historias, muitas delas de uma época tao importante da historia da musica brasileira – da qual participaram tao ativamente.
Vale a pena ler seus depoimentos no site do Clube da Esquina
http://www.museudapessoa.net/clube/index.htm - no menu artistas e discos).

Transcrevo aí em cima, o texto do Tavito, convidando, com todo seu bom humor e linguajar todo próprio, para este belo show. Pena que não consegui inserta-lo aqui com tamanho suficiente para vocês lerem. Certamente um otimo espetáculo, tanto para quem conhece seu trabalho, tanto para os que vão poder tomar conhecimento de canções de excelente qualidade musical e poetica, alem de bons momentos de descontração. O show TAVITO tem como convidado especial Zé Rodrix, e acontece no VILLAGGIO CAFÉ – Pca D. Orione, 298 – Bela Vista – SP, no dia 29 de fevereiro, às 21 hs. Reservas: (11)-3251-3730

Abs,
Vermelho




7 comentários:

Arte Vital disse...

Ele tocou aqui ano passado e eu fui. A música "O RIO" me leva às lágrimas até hj. Vou reproduzir este texto no meu blog, querido. Um grande abraço!

dricolina disse...

Entrei pela primeira vez, adorei o blog, amei a foto , e adoro Nave de Prata. Parabens pelo blog.

Hefren disse...

A respeito do Som Imaginário, lembro que fiquei impressionado com o disco Matança do Porco, e a partir daí fiquei fanático pelo som do grupo. Como você disse, além dos Mutantes e, ouso dizer, 14 Bis e O Terço, poucas bandas no Brasil me impressionaram tanto. Não falo somente da qualidade do som. Temos varias bandas ótimas no Brasil, mas do "impacto" que sentimos quando ouvimos pela primeira vez. Fica grudado na memória.

Maria Valéria disse...

Oi Vermelho!

Parabéns pelo blog, muito bom, há tempos queria te falar isso!

Linkei seu blog ao meu, 'Minas Train', com imagem e tudo, veja lá http://minastrain.blogspot.com/
Visite e deixe um recadinho p/ mim, OK?

A novidade de hoje é a entrevista coletiva para o super show do dia 30 maio com Sá, Rodrix, Guarabyra e Flávio, veja aqui o video, no blog de Hilda, 'Paraíso Agora' http://paraisoagora.blogspot.com/

Muito legal você divulgar o show de Tavito e Zé!

Sucesso sempre!

Beijos,
Maria Valéria.

João Pedro disse...

ótimo blog Vermelho, parabéns!!!!!!!
Eles são sim, verdadeiros grandes músicos, assim como vc, e 14 bis...

Pensoquepensoquepenso disse...

Vermelho = enciclopédia musical.

Anônimo disse...

rive a oportunidade de conhece-los d eperto na quadroa do CDE jardim industrial em contagem êta show ..a simpatia do 14 bis me contagiou d euma vez por todas dai veio a gravaçao do DVD no palacio da artes epor incrivel que pareça no alge da carreira viajavam nos onibus da cia sao geraldo nde eu trabalhava e sempre na hora d elmpar o ônbus se achava alguma coisa do 14 bis nem que seja pedaços de ingresso ..amo o som dessa banda que é nossa sou do mundo sou minas gerais ;;;;