Translate

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Nave de Prata, uma tarde e uma viola de 12" # dez-2007

Nave de Prata foi conquistando as pessoas aos poucos e acabou se tornando destaque num LP que tem como gde sucesso Todo azul do Mar e outras musicas otimas, como Adoraveis criaturas, a visionaria Xadrez Chines e outras. Mas a gravacao original (1985) dela eh muito bonita, toquei viola de 12"e com harmonizacao realcada num orgao Farfisa. A versao atual, que foi gravada no DVD tem um otimo arranjo de cordas, solo de baixo e de guitarra. Foi uma musica que fiz numa epoca muito feliz e tranquila de minha vida, morando na tranquilidade e beleza do Jardim Botanico no Rio.Apesar de ser tecladista, foi composta numa viola de 12", em um fim de tarde. Fiz um trecho da letra, que o Marcinho aproveitou e escreveu versos de uma simplicidade e beleza que se encaixaram perfeitamente na musica. Se repararem bem, um dos grandes charmes da musica eh os acordes, apesar de simples, veem as vezes em posicao diferente, alem das mudancas pro tom relativo menor ( a musica eh em sol relativo menor em mi) e na 3a parte, vou pra re menor (dominante em menor!) e modulo para o campo de sol menor caindo em la maior, para voltar surpreendentemente para sol maior. Duas naves de prata brilhando num sol maior, no espaco infinito. Fico feliz que esta musica agrade tanto as pessoas.
Abs
Vermelho

Tem varias versoes no http://br.youtube.com/watch?v=pn0qxsx_cOg - uma delas o som nao estava bom e sem retorno adequado... mas as outras sao otimas.

7 comentários:

Arte Vital disse...

A "Nave" habita no meu repertório e em meu coração.

Unknown disse...

essa música realmente me encanta, Vermelho. Com toda aquela suavidade inicial da sua voz, um refrão contagiante e belíssimos arranjos de viola e órgão. Pra mim, um de seus melhores momentos musicais na história da música mineira!

Luiz Antonio PM disse...

Gde Vermelho!

Td bem?

Olha, sempre gostei mais da Nave de Prata do que de "TodO Azul do Mar" (que tb é belíssima, letra e música)

Mas queria sanar uma dúvida nada-a-ver com esse álbum e sim com o não menos espetacular "Espelho das Aguas"

- O solo de Moog em Queima Baby é seu?

Forte Abraço

Luiz "PM"

Billy T. disse...

Nave de Prata eh uma das mais belas musicas que o 14 gravou, na minha opiniao. Ela esta crescendo em popularidade entre os fas mais novos. Tenho muita curiosidade em ver uma nova gravacao com participacao do Flavio, 4 vozes... acho que seria muito interessante. Quem sabe acontece o projeto de shows e CD/DVD com o Flavio e teremos boas surpresas por ai.
P.S. Nao tenho como acentuar as palavras.
Billy T.

Luiz Antonio PM disse...

O amigo lembrou bem:

- É gde a expectativa pra ver o 14 novamente com o Flávio

Vermelho há de concordar que todos estão melhores...

Aliás, Vermelho, vc poderia dizer por onde o 14 andou na época de lançamento do A Nave Vai?

Sou da Capital de Sampa e me lembro apenas de uma apresentação pocket, porém ao vivo, no extinto Perdidos na Noite

Aquela em que apareceram de súbito (pelo menos pra mim) de cabelos curtinhos, com Flávio (gde abraço, Flávio!) no Ovation Stereo

Lembra? Vcs tocaram Linda Juventude e Só Se For em playback

Enfim, MrRed... Satisfaça essa minha curiosidade... Por onde andaram hein?

Abração
Luiz "PM"

lucio melo disse...

Essa música é uma das muitas obras primas da música mineira... Sonoridade, bom gosto, e tudo mais que existir...sem falar que quando ouvi essa canção, lembrei-me que eu JÁ TINHA VISTO A NAVE DE PRATA !!!

João Pedro disse...

Vermelho, mto legal, essa música marcou a vida de mta gente!!!!! Inclusive dos meus pais!!!!