Translate

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Brasília não é corrupta e tem a cara do Brasil #


Tenho paíxões em Brasilia, uma cidade moderna, com gente do Brasil inteiro, e que sempre deu muito valor à Arquitetura, artes visuais  e à Música,  erudita e popular - nós do 14 Bis sempre temos um grande publico por la’. Porisso achei interessante leste texto hoje no Yahoo, que transcrevo para voces, junto a comentarios de leitores:

Políticos, corrupção e CPIs se tornaram símbolo de Brasília (Beto Barata/Estadão Conteúdo)Em meio a casos de mensalão, Carlinhos Cachoeira, CPIs e tantos outros escândalos, os brasileiros passaram a classificar Brasília como uma cidade corrupta. Vocês não poderiam estar mais errados.O Brasil se acostumou a acreditar que Brasília é a Esplanada dos Ministérios e só. Ledo engano. Brasília não é só política. Existe uma bela cidade além dos prédios governamentais que as TVs mostram. Talvez Brasília seja a maior vítima do povo brasileiro. Sim, vocês do Brasil afora dão muitos motivos para Brasília odiar vocês, (pelo menos mais de 500 motivos a cada 4 anos).

Mas vamos apresentar uma Brasília que ainda não é conhecida dos brasileiros, talvez assim você possa vê-la sem achar que ela é o"demônio que veio criar impostos para você pagar".

A Ponte JK é uma das atrações da cidade (Foto: Roosevelt Cassio/Estadão Conteúdo).  Afastando-se um pouco do Congresso Nacional você irá encontrar a ponte mais bela do mundo. Exagero? Pode ser. Mas essa mesma opinião foi compartilhada pela Engineering Society of the State of Pennsylvania (Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvânia - EUA), que classificou a Ponte JK, como a mais bonita do planeta.
Inaugurada em 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek, ou simplesmente Ponte JK, fica sobre o Lago Paranoá, que embora apresente uma beleza natural, foi criado pelo homem. Sim, o Lago Paranoá não é obra da natureza, é obra do homem. Hoje ele tem o 3º maior parque náutico do país, possui uma usina hidrelétrica e até jacaré já andou aparecendo por lá.
Mas essa outra Brasília, desconhecida por muitos, não se limita apenas à Ponte JK e ao Lago Paranoá. Brasília é a terra do basquete. 
Brasília não tem esquinas. Os prédios não têm cercas, nem muros. Em cada espaço entre um prédio e outro há inúmeras árvores, que às vezes até parecem um parque. Talvez por isso Brasília tenha se tornado a primeira cidade da era moderna no mundo a ter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
O Brasil se encontra em Brasília; quase 50% dos moradores da cidade nasceram em outras regiões do país e é essa mistura que faz de Brasília a cidade com a cara e o DNA do Brasil. Todas as culturas do país se misturaram para dar vida à cultura da cidade.


                                    Pietá de Michelangelo (replica exata -  Catedral de Brasilia

Esta replica da Pietà foi feita por um artista escolhido pelo Vaticano que a cedeu para ser estudada e copiada milimetricamente exata num trabalho de 3 anos. Foi a primeira e tvz a unica vez que isto aconteceu. É de uma beleza incrivel e me encantou mais ainda estar em outro contexto, ou seja, numa catedral tao luminosa quanto a de Brasilia. Se a catedral nao tem a obra de arte que é a Musica (lamentavelmente nao tem Orgao de tubo!!) tem uma escultura de um outro Mestre tao admiravel quanto Bach.


Existe uma Brasília além do Congresso Nacional, e é lá que vive um povo alegre, que assim como a maioria dos brasileiros, enfrentam inúmeros problemas, que pegam ônibus lotado, que sofrem com as falhas na saúde pública e assim como meros mortais, acordam cedo para ir trabalhar e trabalham o dia todo, a semana toda.
Brasília tem de tudo, tem cachoeiras, tem cavernas (sim, mais de 80), tem rock, tem reggae, sertanejo, samba, pagode, tem uma bela orquestra sinfônica, tem a maior orquestra de cigarras do mundo (dedução meramente empírica), tem a mais famosa Cia de teatro de comédia (Os Melhores do Mundo), tem um dos maiores festivais de cinema do Brasil e muitos outros atrativos. Tem pessoas divertidas, alegres, batalhadoras e, acima de tudo, o que mais existe em Brasília são pessoas honestas. E essas pessoas são a cara do Brasil.

Algumas frase nos comentarios (no Yahoo)

- Dos 513 deputados federais, 70 vêm de SP, 53 do MG, 46 RJ ... e apenas 8 de Brasília.
- Brasilia não merece essa cambada de politicos quadrilheiros ,ladrões que se implantou ai     no Planalto,infelismente fical dificil não associar uma coisa a outra.
- Se formos analisar pela ótica de alguns aqui, Brasília é sinônimo de corrupção, Rio de Janneiro sinônimo de tráfico de drogas e bandidagem, São Paulo sinônimo de poluição, Minas de cima-do-muro, o Sul de frieza e rascismo, o Nordeste de pobreza, a região Norte é... o que? existe região Norte?
Vamos deixar de hipocrisia. Todo lugar tem pontos negativos e positivos….vamos olhar mais esses, que fica mais evidente  o que nao presta….
A MAIORIA DOS POLITICOS QUE LA ESTAO, SAO DE OUTROS ESTADOS, E OS ELEITORES QUE OS CONDUZIRAM A BRASILIA, ESTAO ESPALHADOS POR TODO O BRASIL!!!!!!! BRASILIA E LINDA E OS BRASILIENSES MUITO HOSPITALEIROS!!!!! 



2 comentários:

Ana Beltrão disse...

Amor, Brasília é realmente uma cidade a ser descoberta pelos brasileiros, infelizmente o estigma de lugar "sujo" e "mal frequentado" torna a cidade pouco atraente ou desejada por muitos, entretanto, brasília abriga pessoas, lugares, arquitetura e comidas bem caracteristicos de uma região multifacetada, parabéns querido pela bela homenagem a cidade, feita de pessoas com o mesmo "rosto" dos demais lugares desse nosso belo Brasil.
Te Amo

Pensoquepensoquepenso disse...

otimo post!