Translate

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia da Música - a paisagem sonora do mundo # 22-11-12


  

Hoje, dia da Música, me deparei por “coincidencia” com um livro: A Paisagem sonora do mundo Mostrando o Universo sonoro, desde o som de vulcoes, cachoeiras e do vento, canto dos passaros, voz humana, as flautas e harpas e tambores (certamente os primeiros instrumentos musicais), chegando a conjuntos de varios instrumentos, seja uma orquestra, uma banda de rock ou os sintetizadores virtuais da mais recente tecnologia.
O que é Musica? Arte, ciencia, entretenimiento, linguagem, simbolismo espiritual e ritualistico (em religioes ou em multidão de publico que se congrega em “tribos” diversas), paisagem sonora para dar ‘clima’ a filmes, dvds e novelas, diversao para o intelecto (música “erudita”) ou acompanhanto essencial para a dança em  modalidades, desde o ballet, o forró, a valsa, o rocknroll….
Uma coisa é certa: a Musica tem de tudo isto um pouco, e muito mais… tentar defini-la é qse impossivel. Vamos nos ater a uma frase de um grande músico do sec XX, Stravinsky: A Musica expressa a si mesma.

Falar sobre a historia dos que fizeram música é uma tarefa quase tao difícil quanto! Ainda mais, tanto por nao contarmos sempre com informacoes precisas (a Historia em  Geral se refere mais a reis, batalhas, poderosos, revolucionarios politico sociais, e reserva pouco espaço aos artistas, anonimos ou nao), como por citar alguns nomes, vai muito do gosto pessoal de cada um. Mas com o conhecimento que tenho e com o muito que aprendi com tantos Mestres de Musica, livros, partituras, vivencia musical e contato com gente que ama Musica, independente de ser conhecido ou nao, me faz querer compartilhar isto com voces.

Podemos, de maneira geral, partir da música desde os primordios a quenos referimos acima: a voz humana, os primeiros instrumentos, passando seculos depois para o canto gregoriiano, advento do cantar avarias vozes, cerca de 1000 anos atrás, quando tb foi codificada a escrita musical. O advento de uma polifonida primitiva (cantar varias vozes ou ‘melodias’ diferentes ao mesmo tempo), seja na camada Escola de Notre Dame (surgiu junto com a cosntrucao desta catedral por volta do sec XII, em Paris), precedida das diafonias (2 vozes) Hildergard von Bingen (confira seu CD Vision), um espirito iluminado e profetico, e certamente a maior compositora mulher de toda Historia. Chegando à Renascença, quando a descoberta do Novo Mundo trouxe uma incalculave riqueza nao so material como de conhecimentos para a música ocidental, e a música viveu uma epoca aurea, assim como as outras artes. Impossivel destacar algum nome entre tantos, a nao ser talvez, Claudio Monteverdi , uma das figuras mais lapidares da Música - a pesar de nao ser tao conhecido do grande publico. Com um dominio perfecto das praticas da música anterior, ou seja, da Idade Media e inirio da Renascença, pode ser considerado o inicio da música atual: Escreveu uma das primeiras operas de sucesso, praticamente inventou a orquestra moderna, que realçavam seu inovativo e maravilloso modo de escrever melodias acompanhadas de harmonia - ja anticipando o maravilloso uso que fariam disso os compositores do Barroco.


O maior dos intrumentos: Pipe Organ

Entre estes se destaca BACH, por muitos considerados O Pai da Musica, o maior organista de todos os tempos (foto). Sua obra é como que um resumo do que se fez em seculos de música antes dele, apontantando para o futuro de uma maneira tao ampla, como talvez nenhum outro compositor. Suas músicas sao objeto de estudo, de arrnajos para bandas de jazz, para orquestracoes modernas, para se transformarem e Ave Marias ou em cancoes populares, e têm, junto com uma precisao arquitectónica e contrapontistica quase matematica, uma inspiração que soma o sentido estructural dos mestres a lemas, a melodia italiana, a plasticidade da música francesa e a nobre elegancia da música dos ingleses. No classicismo, a figura central é o individualismo de Beethoven, onde a música ganhou uma profundidade e dimensao humana sem precedentes. O Romantismo abriu as portas nao so para as varias influencias nacionais que tanto contribuiriam para a música nos seculos seguintes (Dvorak, Chopin, Schumann, Tchaikovsky… Debussy, Villa Lobos, Gershwin….) como tambem apontou para a desagragaçao do sistema tonal, com o surgimiento do atonalismo e outras ideias geniais mas que nao conseguiram realizar músicas de valor perene para se subir, talvzes pelo excesso de informacoes novas (ausencia de melodia/melodia/ritmos traicionáis, serialismo, etc etc… complicado para a maioria).


A figura central em todo este periodos foi Wagner, um dos genios mais controvertidos - e porsso tao idolatrado e atacado de maneira tao controversia. Na minha opiniao, foi quem, ao compor operas de horas de duração, acabou antecipando o advento de outra arte, o Cinema: úsica misturada a imagens em movimiento. Se baseando em temas arcaicos da mitologia dos povos nordicos, sua música tem um que de medieval, junto com inovacoes em harmonia, orquestracoes e uma genialidade musical impar. Esqueçam o filosofo, escritor, historiador, critico, politico, etc,, ate o compositorde arias, musicas cantadas, e marchar nupciais que nada significam em sua obra:  na verdade Wagner foi o musico genial que incormporou 'a Musica, como nenhum outro, a sensualidade exuberante e o clima de mitos, misterios e inconsciente coletivo. Com um  rica textura colorida orquestral,  em composicoes altamente complexas e belas, talvez seja o ultimo grade Mestre cuja música irá se perpetuar para sempre.

E no seculo XX? Eu resumiria em um  nome: The Beatles.

The Beatles
Para mim a soma de talentos musicais, compositores, cantores e criadores de cancoes de inesquecivel beleza e vitalidade, junto com o telento de George Martin, maestro/productor/arranjador, que somos seu conhecimento de música erudita, ao da moderna tecnologia da época para produzir um conjunto de gravacoes que ate hoje, 50 anos depois, ainda sao um marco na música popular de qualidade no mundo todo. Influenciaram a todos nós que fazemos musica popular de qualidade, e temos certezsa que serão também, importante influencia sobre as geracoes do futuro. Desde seus primeiros shows, mostraram que é possivel ser grande compositores de cancoes memoraveis e  de qualidade, cantando, tocando e se apresentando para multidoes, sem nunca deixar que dinheiro e o marketing fossem mais importantes que a Musica fossem mais importantes. Pararam de se apresentar ao vivo, e no estudio trouxeram para milhoes de pessoas, as conquistas de musica concreta, de musica eletronica e tantas outras conquistas de vanguarda do iunicio do seculo, ao lado da influencia do ritmo, do blues, do country, da tradicao inglesa, da e as belas trilhas de cinema ou de conjuntos para embalar danças e a energia pulsante do rocknroll .
E que todos estes mestres e tantos outros impossiveis de serem sembrados em um artigo tao curto como este, que sejam eles a inspirçãao de todos que amam esta Aete singular, capaz de “extasiar a alma humana”, como dizia Shakespeare.
Todos nós, musicos e apenas amantes desta Arte, sabemos que atraves de UMA imaginaria “Catedral de Cristal” pessoas que nunca se conheceram, separadas por Tempo e Espaço, se encontram neste Universo que é unico e sagrado, contagiante e magico: Musica.









2 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://cyclosporine.webs.com]cyclosporine johanniskraut
[/url] neoral dogs
ordering Ciclosporine online
ciclosporina gesf

Diana disse...

Olá Vermelho. Obrigada pelo artigo! Muito boa sua colocação!
A música é uma linguagem poderosa. Tanto que um grande pensador do seculo passado - Levi-Strauss - analisando a musica presente em diversas culturas, observou que a musica se assemelhava a estrutura dos mitos que os povos criam sobre si mesmos. porem a musica para ele e ainda mais poderosa por ter a capacidade de dizer o nao dito aliando corpo, alma e mente. Sou estudante de Antropologia e minha linha de trabalho tem a ver com a relação entre música (popular especificamente) e memória na construção das identidades de indivíduos de diferentes gerações, o que também significa em parte diferentes influências de estilos musicais.
Grande abraço!
Diana