Translate

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A importancia da Musica (puramente) instrumental # 28-1-8


A musica instrumental sempre teve - e tem - um lugar importante, seja na musica erudita como popular. Predomina na musica dos Grandes Mestres (seja no erudito, Vivaldi Bach Beethoven etc como no popular: Pixinguinha, Scott Joplin, Gismont, Marco Antonio Araujo e/ou Guimaraes, musica new age etc) e, segundo consta e' o mercado que mais cresce - dizem que cresceu 1000 % numa decada. Nao sei como as gravadoras não se abrem pra isso, mas parece que esta' melhorando - a quantidade de bons CDs de musica puramente instrumental disponível no mercado está aumentando, tanto em quantidade, como em qualidade e diversidade, o que e’ – a meu ver, mais importante. O fato é que tem sido feita ótima musica instrumental, alem daquelas classificadas como “progressivo” ou “new age” ou “fusion”etc.
Tenho, por exemplo, um otimo LP duplor do Charlie Garcia, artista muito conhecido e popular (principalmente pelas suas canções e performance no palco0 na Argentina, na década 80. Ele proprio me deu (de presente de aniversario (quand eu morava no Rio, logo no inicio da carreira do 14 bis)
Um álbum duplo, que não fez muito sucesso, mas que e’otimo. Um disco e' cantado, o outro so instrumental: fantastica mistura de progressivo com musica andina, ele arrasando no violao, piano e guitarras. Otimas composições que vou ver se passo pra CD.
Alias, tem muitas coisas ótimas instrumentais aqui no Cone Sul, como Piazzola, por exemplo. Pena que o acesso à musica de nossos irmãos da America Latina e’ dificil - raramente são encontrados nas lojas daqui ....
A não ser os chavões, ne? Mas isto vale para qualquer tipo de musica, parece que o que e’ de má qualidade e’ mais “fácil” de ser compreendido e comprado pelas pessoas....
Acho que não, se a boa Musica tivesse a mesma divulgação que esta de qualidade duvidosa –para não dizer “lixo” – que colocam no mercado, certamente teria aceitação, venderia mais , e faria o mundo ser mais aberto a coisas boas... As pessoas poderiam receber mensagens mais positivas, de astral mais elevado, e a vida certamente seria melhor assim...
Menos violencia, mais solidariedade, mais alegria, mais bom gosto e inteligência, etc...
Nós do 14 Bis sempre gravamos uma musica instrumental em nossos discos e sempre tocamos em nossos shows. E eu, espero fazer este ano ainda um cd-solo, voltado para minhas influencias, basicamente de musica instrumental. E num proximo DVD/CD certamente o 14 Bis tambem estará com alguma música instrumental inédita...


10 comentários:

lucio melo disse...

Música Instrumental - todo brasileiro deveria ter o direito de ouvir!!! Porém o q acontece é a baixaria de "músicas" de péssimo gosto, que as gravadoras e emissoras de rádio "presenteiam" seus caros ouvintes.
...Pegando uma carona no texto vou dar uma sugestão... q tal um CD instrumental do 14 BIS...com participação do Toninho Horta e Flávio Venturini? Acho que vai arrasar!!
Abraços.

Unknown disse...

adoro musica instrumental, estava mesmo pra te pedir pra gravar um CD assim, adoro aquele 'tema em fá' que é a mesma musica de as 'contas do amor', mas vc tocando sozinho ficou lindo, gosto de curtir o som de cada instrumento. outro dia vi uma entrevista do Claudio dizendo que tinha projeto de gravar um instrumental com o Flávio, mas que nao seria para o público daqui, fiquei sem entender porque seremos privados de musica de qualidade... adoraria o 14Bis num instrumental nao so em CD mas tambem em DVD, porque é delicioso ver o movimento das maos do musico, faz parte do show...

Unknown disse...

Vermelho seus textos sao deliciosos, mostram que voce é um cara culto,inteligente e simples...
porque o cara inteligente nao mostra apenas que conhece, mas sabe transmitir/dividir o conhecimento...
bjs
Paula

Evandro disse...

Adorei esse texto e outros...
Também gosto muito do 14 Bis!

Na minha opinião, a raiz do problema é a música não ser ensinada nas escolas... não é tão fácil assim admirar música instrumental se você não tem noção alguma de teoria musical...

luizfecampos disse...

Olá Vermelho
Você tem muita propriedade no que diz respeito a música instrumental.
Sou fã do 14 bis desde adolescente e hoje tenho 43, e me lembro muito bem que ficava ancioso pelo lançamento do disco (vinil) do 14 pelas músicas e também pela espectativa da música instrumental que acompanhava quase todos os discos!
Tenho quase todos os discos do 14 e o mais recente DVD, que por sinal não me agradou muito. Na minha opinião acho que faltou um pouco de emoção na gravação do DVD. Faltou um pouco a emoção do público. Ficou num formato muito formal, sei lá ficou estranho. Outra coisa que essa me desagradou muito, foia gravação da música "Planeta Sonho" com o Rogério Flausino. Na minha opinião ficou muito ruim, se tivessem feito com o Flávio Venturini com certeza ficaria SENSACIONAL! Mais nem por isso deixei de curtir o 14, e vou continuar adorando vcs porque vcs fazem parte da minha vida. Espero vcs aqui em São Paulo para curtir mais um show ok. Abraços
Luiz Fernando - Taboão da Serra - SP - luizfecampos@ig.com.br

Anônimo disse...

Acreditando que não seja um fake do orkut, olá, Vermelho! Sou músico e compositor, apesar de desconhecido e de carreira inexpressiva - por enquanto. Gosto muito de música instrumental e concordo com o Evandro quando ele diz que as escolas deveriam incluir as matérias de musicalização. Antigamente, havia canto orfeônico nas escolas, latim e outras matérias fundametais para um desenvolvimento ético e cívico dos futuros cidadãos brasileiros responsáveis e produtivos. O resultado da mudança no sistema de ensino é o Brasil que hoje assistimos estarrecidos: uma nação violenta, pouco instruída em termos de formação cultural e preconceituosa. Muita coisa melhorou após a queda da ditadura em nosso país, mas há muito ainda a caminhar. Voltando ao assunto da música instrumental uma dificuldade que percebo em comentários de "leigos" é a monotonia causada por improvisações extensas, compreendidas apenas por músicos que estudaram técnica, harmonia, escalas, arpejos, ornametos, etc. Eu mesmo, que tenho formação musical profissional, acho entediante a exibição virtuosística. Música instrumetal, em minha humilde opinião, deve ter, sobretudo, melodia bem construída e arranjos com dinâmicas trabalhadas que dêem vida à composição. As improvisações devem ser breves e conter inicio, meio e fim. Ninguém agüenta muito tempo aquela doideira jazzística de se improvisar mil milhões de vezes em cima do mesmo chorus para depois se retomar o tema da música. Enquanto estudo, é importante, mas enche a paciência. O público leigo agradece.
Abraço!

Unknown disse...

Vermelho, os mais extremistas culpam a musica instrumaental moderna como o fim do melodia e do lirismo o que voce me responderia?

Unknown disse...

Sei que muitos já sugeriram isso mas vou reforçar o pedido. Uma coletânea com todos os temas instrumentais já compostos pelos integrantes do 14 Bis. (Tema III, etc)

Unknown disse...

sempre gostei de música instrumental desde criança, no meu arquivo de CDs tenho muito de instrumental como o new age,de seus mais variados estilos, desde músicas relaxantes extremamentes relax até jean michel jarre, vangelis, yanni, tenho o fantástico mars lasar, músico australiano, cada música de seus cds são diferentes uma das outras, pois ele utiliza diversos ritmos e diversos instrumentos, tenho as instrumentais do The Alan Parsons Project (adoro!) músicas complexas e progressivas, também curto as instrumentais eletrônicas, tenho também românticas diversas e orquestradas e sem deixar de citar Marcus Viana, new age de seu estilo próprio. É isso aí.

João Pedro disse...

Legal Vermelho, estamos esperando o seu CD, ok???? Parabéns!!!!
Abs!!!