Translate

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A Renascença e’ um divisor de águas na historia da Musica # 1-2-8


Relendo um ótimo texto que o Antonio Siqueira escreveu (Arte de primeira grandeza na criação do humano – Parte I), fiz esses comentários que passo pra vocês; Notei que voce enfatizou muito claramente o que muitos conhecedores (inclusive, modestamente, eu) dizem: que a Renascença foi realmete o divisor de aguas da musica. Um enorme legado vindo da idade Media e Antiguidade, a musica monofonica dos cantos gregoriano, musica popular etc ja ensejando um polifonia primitiva - mas estranhamente grandiosa e - no caso de Hildergard von Bingen (1098-1179) - de uma beleza alem do tempo, moderna, atual . Monteverdi foi segundo Yehudi Menuhin o mais importante revolucionario da Musica; aglutinou instrumentos dispersos e montou a orquestra e toda sua gama de expressão, glissandos, tremulos e outros procedimentos para usar na opera, que ele praticamente colocou num nivel de grande Arte. Fora que escrevia no estilo anticuo e nuovo, ou seja, a intricada polifonia flamenca ou então num estilo já que já pode ser considerado barroco: renunciou Bach,- que e' merecidamente considerado o maior musico, por resumir em suas obras, mais de 1000 anos de Musica. Mas houve tambem varios outros compositores nesse "outono da Idade Media" como dizia Carpeaux. Praetorius, por exemplo, compositor alemao cujo pai compunha com Lutero, alem de escrever o Syntagma Musicum, livro onde detalha todos instrumentos conhecidos ate entao - construcao, afinacao, caracteristica de timbres etc, tudo aproveitando a recem-inventada impressao do Gutemberg, ainda era um grande compositor e um arranjador fantástico. Ele nos deixou, alem dos corais com melodias inolvidaveis, uma serie de suites de danca de varios paises, Franca, Italia, Alemanha. Pena que se foi antes de escrever as da Inglaterra... Nessas suites (que tenho em gravaçao fantástica, ainda em LP) usa conjuntos instrumentais os mais variados (flautas doces, violas de gamba, cravo, alaude, krumhorn e outros nomes dificeis, rsrs alem de percussao. Quer dizer, musica erudita e popular ao mesmo tempo! Uma riqueza admiravel, que nos serve de exemplo. eu pelo menos vejo nessa liberdade de estilo , somada à rica tecnologia e rocknroll que dispomos (sem falar no ritmo que os criolos nos deixaram) que deve advir a Musica do futuro. Se quiserem mais sobre esses fascinantes tópicos, ou saberem algum detalhe sobre algum CD/LP que citei, e’ dizer que passo o que aprendi e conheço sobre o assunto.
Abs
Vermelho

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Vermelho! Segundo Ibrahim Abrahão Chaim, em seu livro " A Música Erudita Da Idade Média Ao Século XX", "O desenvolvimento da música instrumental tem seu impulso definitivo a partir do século 15, prosseguindo durante o século 16 através do aperfeiçoamento técnico do idioma instrumental. (...) Os principais instrumentos solo utilizados no período eram o alaúde, o órgão e os instrumentos da família do cravo. (...) O alaúde foi sem dúvida o instrumento mais popular da renascença." (páginas 19 e 20). Chaim destaca, entre os melhores compositores e intérpretes para alaúde, Francesco da Milano, Marco da L'Aquila e Alberto da Ripa na Itália, Luis Milán e Alonso Mudarra na Espanha, Arnold Schlick na Alemanha e John Dowland na Inglaterra.
Concordo com sua opinião. A música do futuro será um tipo de fusão entre gêneros musicais e "nacionalidades musicais", o que é facilitado pela globalização e pela internet. Você, enquanto músico profissional bem sucedido e antenado nas evoluções e revoluções, sabe que é possível compor música pela internet, trocando, por exemplo, arquivos musicais que são trabalhados em estúdio e reenviados para a reavaliação e execução dos instrumentistas. Novas linguagem musicais podem surgir no cenário atual. Claro que surgirá muito lixo, mas haverá um espaço melhor e maior para a divulgação da boa música instrumental.

Unknown disse...

Olá Mr Red!

Vc é a fera que eu queria que le-se aquele texto, que abordei, principalmente, o que a música provoca no humano e em sua criação. Seu comentário está sendo postado neste momento no meu ARTE VITAl, pois foi muito oportuno e bem colocado. Vc é uma grande fera no contexto de nossa cultura.

abraços

Antonio Siqueira

João Pedro disse...

Vermelho, mto legal, parabéns, tmb escuto esses grandes músicos, de antigamente q agora enfluenciam as músicas modernas!!!!
Gosto mto de Bach!!!!