Translate

sábado, 26 de abril de 2008

14 Bis – uma banda vocal e instrumental, sem duvidar! # 27-4-8




Uma das caracteristas do 14 Bis e' ser, alem de uma banda instrumental, uma banda vocal. Alem disso, interpreta, em geral, suas proprias composicoes. Nao encontramos – principalmente nos últimos tempos - muitas as bandas que ao mesmo tempo compõem, tocam, cantam suas proprias musica: Beatles, Crosby, Still. Nash & Young, America, The Birds – são exemplos de algumas destas ótimas bandas, que nos influenciaram muito. No Brasil, podemos citar Mutantes, Terço, Roupa Nova e Boca Livre (so pra citar as que tem estilo semelhante ao nosso). Cantar em vocal (e tambem tocando, ao mesmo tempo!) requer uma tecnica toda própria, que exige muito ensaio, entrosamento e ate afinidade – não so em termos de companheirismo e amizade – mas ate’ fazer com que o “timbre’ e estilo da voz de cada um se “casar” com as vozes dos companheiros.Talvez por isso, seja cada vez mais raro encontrar bandas assim hoje em dia; numa outra postagem aqui no blog, chamei a atenção para essa facilidade com que hoje um musico pode, sozinho, gravar todos os instrumentos e vocais num programa de computador. Se trata de um avanço tecnológico importante; mas, por outro lado, corre-se o risco de se perder o prazer, o aprendizado e o resultado final tao rico e variado - que se obtem qdo diversas pessoas se encontram para fazer Musica juntos: compor, ensaiar, tocar, cantar e gravar uma canção ou uma instrumental . Pois entra ai um elemento humano de amizade, confraternização, erros, acertos, “gozeiras”, bom humor, etc. Com a soma da opinião e conhecimento de cada um, quando uma canção fica pronta e e’ gravada, esse esforço coletivo faz com que se torne uma canção bem mais elaborada, com mais chance de se tornar sucesso e resisitir`a passagem do tempo.Aconteceu isto com muita canções dos Beatles (e de muitas destas outras bandas acima citadas) e tambem no 14 Bis: Planeta Sonho, Uma velha Canção Rock’n’roll, Caçador de Mim, Mesmo de Brincadeira, Linda Juventude – citando so alguns exemplos – são canções que nao teriam o sucesso que ainda teem hoje ( algumas foram compostas há mais de 25 anos!) se não tivessem um vocal tao bem elaborado e que contribui tanto para a equilibrada sonoridade da canção - enfatizando tb a letra, com os versos cantados por diferentes pessoas - expressando a harmonia não so na Musica como na Vida. Uma rápida explicação, mas que acho importante: o “cantar em vocal”, pode ser descrito como 3 ou 4 vozes cantando diferentes melodias que se somam - formando acordes (diferentes intervalos musicais tocados/cantados ao mesmo tempo, num sentido "vertical") e ao mesmo tempo acompanhando em outra voz, o "desenho" melodico da voz principal – sentido “horizontal”. E' uma coisa que exige um certo talento e intuição, mas também estudar com toda atenção musicas que podem nos ensinar como fazer isto bem. Mas, acima de tudo vem a pratica de cantar juntos, ao ponto de ate a pronuncia das silabas e a respiração terem de ser executadas numa mesma fração de tempo!Após muitos ensaios, shows, gravações, discussões, risadas, aprendizados mútuos, etc, isto vai se tornando mais fácil cada vez mais fácil e natural, , a ponto de se tornar um prazer tanto para nos como para o publico, alem de se tornar uma das características marcantes do som da banda. Planeta Sonho e Canção da America são dois bons exemplos de musicas interpretadas pelo 14 Bis em que o vocal se sobressai: e’ ate difícil definir qual e’ melodia, por não haver uma voz predominante ou “principal”. Mas na maioria das vezes a melodia e’ cantada SOLO, e so’ depois (na 2ª parte ou refrão) e' cantada em vocal. Uma Velha Cancao rock'n'roll, Mesmo de Brincadeira e Caçador de mim são exemplo de canções nossas com estas características.Em muitas cancoes, predominava a voz SOLO do Flavio - ele compôs grande parte das musicas do 14 Bis, sozinho ou em parceria, geralmente comigo - e sempre cantou muito bem os mais diversos estilos de musica. Com a saída dele da banda, o Claudio (irmão dele, com timbre parecido) ficou com o solo vocal nas musicas onde a voz solo tem de maneira mais evidente e marcante esse timbre tao “Venturini”Todo azul do Mar, Espanhola etc. Mas todos na banda cantam (inclusive o Hely, mas não sei se por causa de ficar tao ocupado com a bateria, ou se por falta de incentivo, não tem cantado – mas acho que vai faze-lo em próximos trabalhos: tem nos mostrado suas novas composições, bem interessantes). Magrao se destaca em Cacador de Mim, Mascara Convencional e Mais uma Vez (onde cantamos juntos o trecho central da musica). Vermelho canta a voz solo em Nave de Prata, Passeio pelo interior, Nas ondas do radio etc, alem de muitas vezes dobrar a melodia com o Flavio nas muitas musicas que compusemos juntos. Claudio, alem de solar as musicas antes cantadas pelo Flavio, faz a voz solo em Mesmo de Brincadeira, Xadrez Chinês, Bola de Meia, Sonhando o Futuro etc...E quando partíamos para cantar em vocal, todos nos - tanto nos shows, como ensaios, gravações e ate compondo juntos - não so sabiamos cantar sua própria melodia como também a que cada um dos outros cantava. As vezes ate trocavamos de voz um com o outro, para ver como ficava melhor, rsrs... Eu, que geralmente cantava no grave, mudava e cantava no agudo, por ex. Ou o Flavio fazia o mesmo, como em Nos Bailes da Vida, onde ele canta no registro grave da voz (o que ele faz bem, não sei pq não explora mais isto) e confunde as pessoas, acostumadas com sua voz mais no agudo. Portanto, e’ bom não confundir: no 14 Bis – e tambem nestas bandas que citei acima – quando não e’ voz solo, canta-se em vocal; não confundir com backing-vocal, como o Pink Floyd as vezes faz: tem a voz principal e um vocal “de fundo” que faz ohoh, ahaha... ou repete algum treco em coro, mas não com a mesma importância da voz principal. Nas bandas que cantam mesmo em vocal, todas vozes tem a mesma importância. E, normalmente, quem compõe determinada parte da cancao, e' quem canta aquele trecho. Os Beatles faziam isto muito bem: voce ouvie o Paul cantar um trecho, depois Lennon cantar a 2a parte... Ou entao, cantavam juntos, dobrando a melodia de maneira tao próxima que ficava quase idêntico: esse entrosamento faz com que as vezes confundíssemos a voz de quem estava cantando... E, como eles foram nossos ídolos e referencia, aprendemos muito tentando imita-los. Porisso fico mais satisfeito ainda de ver quanto voces as vezes tambem se confundem sobre quem de nos esta' cantando: sinal que a banda, alem de estar cantando bem e entrosada, tem uma identidade propria, principalmente nos vocais.Lendo o que escreveram no Orkut vão ai alguns exemplos: a melodia inicial de Sem duvidar (Vermelho-Chacal) e' cantada por Claudio e Magrao (mesmo eu sendo o autor, a melodia aguda e’ mais adequada pra voz deles que a minha, mais grave). A gente abre o vocal a 4 vozes no refrão “Vem se perder se achar, vem sem duvidar...” com Flavio na 1ª voz, Claudio faz uma no meio, Magrao faz a 3a (ou 4a) voz no agudo e eu faco a 2a voz no grave. Tanto o vocal como o instrumental fazem desta musica uma das que mais gosto: vejam em http://www.youtube.com/watch?v=2yIYAnfZGxo . Vale a pena ver/ouvir a gente se apresentando para uma multidão numa praia da Zona Sul do Rio, no auge do verão carioca, uma apresentação fantástica. A rica harmonia da musica, o riff bem distribuído pelos 2 teclados (piano e órgão) eu e Flavio bem entrosados, tocando com um ritmo seguro - de rock bem basico– junto com a batera e baixo, fazendo uma ótima e poderosa base harmônica para o solo de guitarra que o Claudio faz, com toda sua técnica. E com um pique excelente, com a banda incentivada por um visual e uma platéia tao bonita e animada... Já em outra musica, Nos Bailes da vida nem parece o Flavio, mas e' ele mesmo que canta - num registro mais grave (ele tem a voz bonita tb neste registro, devia explorar mais isto). O inicio de Perdido em Abbey Road somos eu e Flavio cantando juntos; o mesmo em Carrossel, so que abrimos em 2 vozes diferentes; qdo nos conhecemos cantavamos assim e se tornou uma das caracteristicas do 14 Bis. E acho que conseguimos passar isto para as musicas que fizemos de parceria e somamos com a experiência e idéias criativas de Claudio e Magrao, para formarmos uma banda com um vocal tao admirado quanto nosso instrumental e nossas composições.Mas podem ter certeza que o incentivo de nosso publico fiel que nos acompanha por todos estes anos e tambem a linda juventude que cada vez mais comparece a nossos shows, são muito importantes para a boa Musica que fazemos.
Abs,
Vermelho

14 comentários:

Unknown disse...

Vermelho, adorei esse post. Eu, como simples ouvinte, sempre fico maravilhada com bandas vocais, inclusive ontem ouvindo radio uma musica cantada pelo 14bis e o boca livre, mas reconheci o solo de guitarra, hehehe. o trabalho vocal faz toda diferenca sem isso fica aquela coisa chapada, sem brilho. Na verdade, pra mim a musica do 14bis parece barroca tamanha a riqueza de detalhes. E e isso que eu admiro. Tambem acho engracado quando vc diz " uma musica pouco conhecida do 14bis.." antes de citar alguma musica. Deppois que a gente conhece a musica do 14 bis - e isso aconteceu comigo ha muito tempo, rs - a gente fica naquela avidez pra conhecer tudo, e acaba conhecendo mesmo. Me lembro tambem de um show de vcs em que a musica Perdidos em Abbey road era misturada a uma dos Beatles no final ( if you break my heart I 'll go, but i'll be back again...). Achei o maximo e comecei a cantar sempre assim, o que motivava protestos na minha irma, devido a minha desafinacao. vixe, ficou longo, era pra se soh um super agradecimento. Abracos

Unknown disse...

O 14 BIS influenciou musicalmente uma geração linda, uma Linda Juventude, de fato. Até no que concerne aos bons valores e ao comportamento de uma galera que tinha um desejo enorme de mudar o mundo (só que, lamentavelmente, reconheço que falhamos neste aspecto). Este post veio em boa hora. Demonstra a paixão do meu dileto amigo Vermelho pelo seu trabalho e pelos companheiros de jornada. Uma jornada que tem lugar cativo nas estrelas.

abs, meu querido maestro

Antonio Siqueira, amante da musica de qualidade.

João Pedro disse...

Adorei vermelho...vc é demais...deu pra aprender mto com essas coisas de vocal, backing vocals...que não entendo mto bem...voz de falsete...mas uma das músicas mais bonitas e mais bem cantadas do 14 bis é "Nave de Prata", acho que essa coisa de vocal ajudou mto...ela ser cada vez mais bonita...ficar cada vez mais bonita...parábens Vermelho...vc é 10!!!!!!

Fabio Machado disse...

muito bom vermelho. o show em janeiro em Jacaraipe foi otimo..

Anitche disse...

Vermelho, lindo post.

Sou fã do 14 Bis desde criança, acho a sua musicalidade simplesmente fantástica.

Grande abraço,

Paz e Bem,

Rapha Garcia disse...

GE-NI-AL esse post, vermelho!
eu, como amante da música vocal, adorei saber sobre essas influências e curiosidades!
Meu pai era vocalista e instrumentista da extinta banda "Chapéu de Sol" daqui de BH, então eu sempre tive contato com a música vocal. Assim como eu já te disse antes, o 14 Bis foi a primeira banda que eu gostei de verdade, e te asseguro que 90% disso se deve ao trabalho vocal que vocês fazem... assim como gosto do Boca Livre e d'O Terço!

Parabéns, e vida longa ao 14!!!!

Unknown disse...

Esse post é uma aula!! Adorei!! Como sou totalmente ignorante em termos técnicos, achei interessantíssimas essas diferenças que você explicou aqui, sobre bandas vocais e backing vocals...para quem ama 14Bis e esse estilo de vocês é uma coisa que se percebe intuitivamente, mas não se consegue traduzir racionalmente...aqui você fez essa tradução técnica e isso é excelente porque confirma essa harmonia fora do comum que a gente sente quando ouve 14Bis, Boca Livre, Beatles e O Terço...sabe que é vai além de "coralzinho" (como eu chamo o backing vocal na minha santa ignorância!). Eu já fiquei horas tentando identificar "quem é quem" nas vozes e, realmente, a do Cláudio e a do Flávio se confundem muitas vezes. A sua é mais perceptível justamente por causa do timbre mais grave, mas, foi o que você disse, o conjunto fica tão harmonioso que não tem como dissociar e as músicas só ficam completas quando todos cantam. É muito diferente ouvir Planeta Sonho com o 14Bis e com o Flávio Venturini sozinho...com este a gente sente que "estão faltando vozes", hehehe!
Obrigada pela aula, por compartilhar, não só o conhecimento, como a própria curtição de estar numa banda maravilhosa, a gente que é fã percebe a boa energia entre os membros e que é estampada na harmonia, nas letras e nos instrumentos...é show!

lucio melo disse...

Vermelho, tudo o que você disse foi constatado no show "Encontro Marcado", no dia 30/05, Chevrolet Hall. Três 3 grupos se apresentaram, ora tocando separados, ora juntos. Pelos comentários do público presente, a harmonia e sonoridade do 14 Bis prevaleceu.
O trio Sá Rodrix e Guarabira, em que pese a execução de canções consagradas, de sua autoria, por vezes, tornavam-se um tormento aos nossos ouvidos.
Já com o Flávio Venturini, ele polarizou a apresentação (Flávio & Banda).
E o 14...como sempre, nos presenteou com aquele som que as palavras não conseguem descrever!!!
De qualquer forma esse show encontro marcado foi nota 1000.
Valeu!!!!

Unknown disse...

Vermelho, voltei do show do 14 bis no teatro rival e vim ansiosa ver seu blog. Sei que falta tempo, mas os leitores ficam loucos esperando novas atualizacoes.

Elen Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elen Maria disse...

Blogger

Vermelho, sou totalmente ignorante em termos de música, mas acredito numa linguagem que vem lá do fundo, da alma e essa não falha.Li com muita atenção o que você escreveu e fiquei envaidecida por ter escrito; mas eu sempre percebi essas diferenças, eu me lembro que eu era muito católica por causa da minha mãe e acabava tentando mostrar a música do 14BIS até para o padre. Ele dizia que ia ouvir um dia e eu dizia-lhe que até Deus gostava muito do 14BIS. (eu tinha uns 14 anos ) amo muito o seu trabalho, ele me fez uma pessoa muito melhor tenho certeza disso.Consigo voar, consigo viajar. Muito Obrigado!

20 de Julho de 2008 13:23

Thiago disse...

Vermelho.... belo post!!! Eu, como amante da música bem trabalhada, adorei este post! uma verdadeira aula musical sobre vocais muito bem trabalhados!
E é isso aí... poste mais vezes, nós fãs estamos à espera!!!

Abraço!

Elen Maria disse...

Vermelho, como vai? A música de vocês foi e é pano de fundo pra muitas das experiências que tive. Gosto muito do que ela desperta em mim e fico maravilhada como somos a final uma grande família. Muito obrigada por ter usado sua vitalidade para embelezar a vida de tantas outra pessoas. Obrigada, muito obrigada.

Beto Teixeira disse...

meu caro Vermelho, estamos sentindo falta de seus textos e de suas aulas nesse recanto, aproxime-se e nos brinde com algumas palavras. Você é sempre bem vindo, Faça de conra que a casa...ops!!...que o blog é seu.
Grande abraço
Roberto