Translate

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vitoria de Obama #um dia de festa e harmonia


                                   (Barack Obama comemora sua reeleição num abraço carinho em sua mulher)

Certamente, grande maioria dos brasileirosgostou da vitoria de Barack Obama, reeleito Presidente dos Estados Unidos da América,  (ainda) mais poderosa nacao do mundo, Exemplo de uma democracia que funciona sem casuismos, golpes de Estado, onde mandatos sempre foram de 4 anos e onde criminosos e/ou corruptos, quando pegos, pagam o que devem e vão pra  cadeia. E Lei funciona, Judiciario é em geral bem firme e independente. Enfim, um exemplo de democracia verdadeira para o mundo - mesmo que eles, muitas vezes se "esqueçam" de que outros paises têm tb direito a seguir seu proprio destino, etc.. Mas vamos nos ater ao  que de melhor podem nos ensinar: são um país que, alem do dito acima,   smpre souberam valorizar a livre iniciativa, o Ensino, Ciencias, Artes, Musica, e todas as formas de pensamento livre - dizendo de maneira geral.
Um país que, mesmo com a forte influencia puritana em suas origens colonizadoras, foi
fundamental nas mudancas de costumes, desde o blues, jazz, rocknroll e, assimilando o que veio com os Beatles, passando por Woodstock, culturas e espiritualidades alternativas, etc… Tudo isto unindo a forte tradiçao europeia com a diversidade artistica de outros povos, principalmente, no caso da música, como todos sabem, dos povos da Africa - que, assim como no Brasil, para la foram como escravos.                  Se notarmos a proximidade do blues com o choro, do jazz com a bossa nova, de nossa verdadera música sertaneja com o country, musicalmente tanto nós como eles, fizemos uma belissima orquestração de harmonias e ritmos diversos…. So que, ao contrario deles, a Musica em nosso país nunca foi muito valorizada como forma de conhecimento, cultura e convivio social  (a nao ser talvez no Barroco Mineiro e nos movimentos de bossa nova, tropicalísmo, clubes da esquina e rock brasileiro do inicio dos anos 80).
Temos boas orquestras (so como exemplo, a Sinfonica de Sao Paulo, a Filarmonida de Minas Gerais, e na camada Musica Antiga, os excelentes Conjunto de Musica Antiga da UFF e o Cantus Firmus, de Santa Catarina).. Mas raramente estes ultimos, assim como tantos outros, incluindo nossas queridas Bandas de Música, raramente recebem dos governantes ou da iniciativa privada o apoio que merecem. Que merecemos todos! O brasileiro é um povo extremamente musical (note-se  o sucesso de tantos shows de artistas estrangeiros, que nao se cansam  de enfatizar o entusiasmo com o publico aquí) e certamente a Musica poderia contribuir em muito nao so como lazer e  diversao, mas tambem como educacão, cultura, harmonia entre as pessoas - o que pode ate contribuir para diminuir a violencia que cada vez mais no assusta, ao trazer para os jovens outras maneiras de se expressarem e se comunicar com os outros.
Pois como dizia Arthur da Távola, “quem tem Musica, tem vida interior”.

Antes que venham me apontar como defensor de capitalismo  nas artes, esportes, etc, vai lá: se Cuba sempre leva dezenas de medalhas de ouro em jogos olimpicos pan-americanos, Olimpiadas, etc..  a       Russia tem das melhores orquestra do mundo: gravam até para Hollywood, numa admiravel relacao custo/beneficio. Enfim, politicas economicas sao importantes, mas para a felicidade, razao maior de nossa vida, existem tambem outras coisa importantes. A harmonia, na Música e na Vida, é uma delas.


2 comentários:

Antonio Siqueira disse...

Dificilmente admiro algo que advenha da nação estadunidense, logo que, em minha modesta filosofia, não existe a palavra IMPÉRIO. mas devo concordar com vc no que concerne à democracia, às leis e à educação.
ótimo texto... elucidativo.
curto muito o Obama. lembra um bom malandro carioca e é fascinante a sua ascensão numa nação reconhecidamente racista.

Anônimo disse...

Antonio,
Ontem a comemoracao da \vitoria do Obama, um negro reeleito para Presidente deste pais ainda o mais poderoso do mundo, é algo bem melhor que algum mormom WASP, que a gente nao sabe o que podia vir. CLaro,num dia de festa a gente vê tudo com cores mais vivas, mesmo sabendo que a realidade do dia a dia nao será tao cor de rosa. Mas, sem duvida, serve de exemplo para nosso país, onde temos, travestido de populismo esquerdiata, um capitalismo selvagem e insensivel a leis, educacao e cultura, ainda mais a musica. Mas sua sacada de Obama como um bom malandro carioca foi um achado.... abs. V